Bancada da Paraíba busca soluções para obras da Barreira do Cabo Branco.

De acordo com coordenador da bancada da Paraíba, no Congresso Nacional, deputado Efraim Filho (DEM/PB) a reunião desta quarta-feira (06) com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, tem por objetivo liberação de recursos para a reconstrução da Barreira do Cabo Branco em João Pessoa.

“A iniciativa é do deputado Ruy Carneiro foi acatada por toda a bancada. Nós teremos nesta reunião a presença do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. A Barreira do Cabo Branco passa por obras já algum tempo, creio que está perto de finalizar e esta reunião é de suma importância para que isso aconteça”, esclareceu Efraim filho.

O projeto de proteção da barreira está orçado em R$ 65 milhões e está dividido em três etapas, que consistem no enrocamento – colocação de rochas no sopé da barreira, para evitar que o mar continue atingindo a falésia, provocando sua erosão -, a fase de engorda da área de praia e, por fim, a construção de gabiões marinhos intercalados com a linha de corais existentes no local. Gabião é um tipo de muro de arrimo utilizado para estabilizar encostas e taludes.

As obras de construção da rede de drenagem da Barreira do Cabo Branco, considerada a intervenção mais importante na área, uma vez que vai reduzir o impacto das águas das chuvas na falésia. Mais de 150 metros de rede de drenagem já foram concluídos e novas frentes de trabalho devem ser abertas nos próximos meses, acelerando o ritmo das obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *