Efraim Filho comemora a entrega de equipamentos para profissionais de saúde

De acordo com o deputado Efraim Filho (DEM/PB) a Paraíba receberá mais uma remessa de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) usados por profissionais de saúde que realizam atendimento dos pacientes infectados pelo coronavírus, em todo o país. Segundo o parlamentar a distribuição totaliza 40 milhões de itens adquiridos, pelo Ministério da Saúde para reforçar, estoques de estados e municípios.

Ainda de acordo com Efraim Filho a distribuição será realiza até esta quinta-feira (02/04). Nesta remessa a Paraíba receberá 1.272 mil frascos de álcool 500 ml, 1.728 mil frascos de álcool 100 ml, 1.280 mil óculos de proteção, 274.500 de mil de luvas para procedimentos não cirúrgicos, 2.500 mil sapatilhas, 252.500 mil de máscaras cirúrgicas, 14.00 mil aventais e 5.500 mil toucas hospitalares.

Fonte: Ministério da Saúde – Está é a terceira remessa de equipamentos

Com a mesma linha de pensamento do ministro Luiz Henrique Mandetta, Efraim destacou que “o efeito do isolamento social é muito importante para evitar a transmissão do Covid-19”. Segundo ele os equipamentos fazem parte do reforço e organização da assistência hospitalar e ambulatorial do SUS que o Ministério da Saúde vem realizando junto aos estados brasileiros.

 “Todo esforço em proteger os que estão na linha de frente de atendimento hospitalar faz sentido porque se os profissionais de saúde adoecem, logicamente a capacidade de atendimento vai cair drasticamente”. Declarou Efraim Filho ao ser questionado se a população terá acesso a esse equipamento.

Segundo o parlamentar a distribuição será realizada com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que transportará 18 toneladas em equipamentos. Os materiais foram adquiridos pelo Ministério da Saúde por meio de cinco editais de compra emergencial publicados entre os meses de fevereiro e março no Diário Oficial da União (DOU).

O Ministério da Saúde está adquirindo ainda 200 milhões de máscaras cirúrgicas, 40 milhões de máscaras N95, 1 milhão de frascos de álcool 500 ml, 1 milhão de frascos de álcool 100 ml, 240 milhões de luvas para procedimentos não cirúrgicos, 40 milhões de aventais, 80 milhões de aventais impermeáveis, 1 milhão de sapatilhas, 1 milhão de óculos de proteção, 120 milhões de toucas, 200 mil unidades de protetores faciais. Esses equipamentos de proteção incluem insumos comprados no exterior e devem chegar ao Brasil em até 30 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *