Efraim Filho: Nordestino com muito amor

Comemorado no dia 8 de outubro, o Dia do Nordestino celebra a diversidade cultural e folclórica da região Nordeste do Brasil, que compreende os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Nem todo mundo sabe, mas o Dia do Nordestino foi criado em 2009. A data foi instituída em homenagem ao centenário do nascimento de um dos nordestinos mais ilustres da história, Antônio Gonçalves da Silva; mais conhecido como Patativa do Assaré.

Posto aqui uma homenagem na voz do poeta Bráulio Bessa.

E, se você não conhece Patativa, deveria estudar um pouco mais nosso o cenário cultura brasileiro. Isso porque ele foi um grande poeta popular, compositor e cantor, nascido no Ceará.

O Dia do Nordestino celebra ainda o célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da canção “Luar do Sertão”. Você já ouviu, não ouviu?

Curiosidade

O mais interessante de tudo é que o Dia do Nordestino foi criado em São Paulo. O motivo, se é isso que você está se perguntando, é que essa é a cidade onde vive o maior número de nordestinos de todo o Brasil, claro, com exceção da própria região Nordeste.

E, só para você entender porque o Nordeste é tão relevante ao ponto de existir um Dia do Nordestino, abaixo disponibilizamos um vídeo, no qual o poeta, escritor e cordelista Bráulio Bessa enaltece a cultura dessa parte tão rica do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *